segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Fisioterapia para Gestantes

A fisioterapia obstétrica é a mais nova alternativa disponível às mamães que querem se preparar para a chegada de um bebê. Trata-se de um trabalho pioneiro na cidade desenvolvido pela equipe de fisioterapeutas da FISIO VITA.

A fisioterapia para gestantes é feita através de um programa de exercícios específicos para as grávidas, acompanhado por profissionais especializados. Neste programa estão incluídas atividades de alongamento e relaxamento de vários segmentos musculares, exercícios respiratórios, orientação postural e fortalecimento muscular, basicamente dos membros superiores, que serão necessários para que a mamãe carregue o bebê depois de nascido, e do períneo para facilitar a realização do parto normal, caso esta seja a opção da gestante.

A prática desse trabalho é indicada a todas as grávidas, com exceção da gravidez de risco e em casos sérios de hipertensão. O ideal é que ela comece a desenvolver esse tipo de atividade desde o início da gestação. A fisioterapia não substitui os exercícios físicos, mas um programa de fisioterapia na obstetrícia tem exercícios direcionados para este momento da vida da mulher em que acontecem várias mudanças posturais, hormonais, emocionais.

Objetivo da Fisioterapia para gestantes:
• Promover e manter uma ótima saúde física e emocional do começo ao final da gestação.
• Realizar um trabalho preventivo durante a após o parto e gestação, desde o 1º ao 9º mês.
• Preparar e informar os pais sobre gravidez, parto e puerpério.
• A principal finalidade é resultar uma gravidez e o parto o mais saudáveis possível.

Nenhum comentário: